domingo, 9 de janeiro de 2011

Endereço Desconhecido

Hoje estreou um novo programa de viagens, na RTP2, que pretende dar a conhecer os doze últimos países que entraram na União Europeia, desde 2004. Ah, como gosto de programas de viagens, sinto que também eu sou caixeiro-viajante, turista ambulante e posso deliciar-me a espreitar novas realidades, culturas e vivências. O país escolhido para o arranque foi Malta (que saudades que tenho de Malta) e intentou ser como um guia não convencional de viagens, fixando-se em pequenos pormenores e não no incontornável de cada país. Alguns dos apontamentos mencionados dizem tudo: a transparência das águas mediterrânicas, a fusão europeia/oriental, a densidade estonteante de igrejas por metro quadrado, os autocarros vintages, a folia nocturna, a insularidade, o peso da História na paisagem quente, o retiro intemporal de poetas, estadistas, nobres e anónimos, Corto Maltese, a língua críptica e aglutinadora de influências, resistência (quanto mais não seja ao calor africano que se faz sentir no Verão), baías e... tanto mais. A palavra Malta significa refúgio, não podia estar mais de acordo.



(P.S.- isto não são efeitos especiais, a cor da água é mesmo assim) :)

8 comentários:

  1. Palavras dignas da "Volta ao Mundo"! Com apreço,

    ResponderEliminar
  2. Dá para acrescentar Malta ao interrail de verão? :P

    ResponderEliminar
  3. Ó Filipa, isto é publicidade enganosa, pá: suspeito que o teu post é mil vezes melhor do que o tal programa - e, quem sabe, até melhor do que Malta. Não tens vergonha de andar a engodar as pessoas? Se aqueles tolinhos da ERC reparam nisto, não te livras de uma multa ;-P

    ResponderEliminar
  4. Mas agora fiquei curioso. Sabes se a RTP repete isso na tv ou coloca o programa online? É que eu já terminei a época de exames e, enquanto não começam as melhorias, tenho de ter com que me entreter ;-)))

    (já agora, o teu coiso da "verificação de palavras" acaba de me exigir que introduza os caracteres "graalch", o que vou interpretar como um insulto à minha mãezinha em romeno)

    ResponderEliminar
  5. a serio que fixe!! acho uma excelente opção para um intervalinho no estudo e aguçar a vontade de viajar...
    como se chama o programa???
    dá a que horas???

    relamente de vez enquando a RTP passa programas fabulosos e super culturais, mas a maioria dos portugueses esta mais entretido a cuscas a vida dos outros e interessado em descobrir segredos, enfim...


    espero conseguir ver o proximo episodio**

    ResponderEliminar
  6. O programa passa aos Sábados à noite, às 21h30, na RTP2 e chama-se o título do post: "Endereço Desconhecido" e creio que repete aos Domingos de manhã, às 11h. No entanto, também deve ser possível encontrá-lo no site do canal.

    Realmente, não me encanta a maneira que o Tiago Salazar apresenta o programa, não transite aquela química necessária para a coisa funcionar mesmo bem, mas as imagens valem a pena :)

    ResponderEliminar
  7. Os especialistas vêm beber a este blog:
    http://aminhatelevisao.blogspot.com/2011/01/viagens.html

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo a opinião do ilustre autor do referido blog. De facto, a ideia leve, bastante leve, mas algo interessante fica desfasada com a forçada apresentação de Tiago Salazar. Vejamos se com tempo a coisa se orienta

    ResponderEliminar