quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oslo

Ontem vi, por puro acaso, o programa "Portugueses pelo Mundo" e a cidade escolhida foi... Oslo. Já tinha vontade de me mudar para lá, quando a conheci, mas depois de perceber a visão dos nossos compatriotas que lá moram esta vontade ainda cresceu mais. Que exemplo de cidadania, liberdade com responsabilidade, consciência cívica e ambiental aquele povo nos dá! A cultura de viver a vida com a calma que ela merece, por entre os inúmeros parques da cidade e florestas circundantes, o respeito pela dignidade humana, a aposta fortíssima nos artistas locais e na cultura nacional, a elegância dos fiordes, a inteligência de contornar as vicissitudes do clima e transformá-las em pontos a seu favor. Enfim... isto é realmente uma ode, não só à Noruega, mas a toda a Escandinávia. Quando aprenderemos algo com eles, para além de comprarmos Nokias e irmos à Ikea?

Um contra que todos os portugueses apontaram foi: a falta de horas de sol. Mas, a meu ver, quando se têm um Estado Social que brilha, que inspira confiança e segurança, o Sol não passa de um pormenor.



Opera House, Oslo


Karl Johansgate, Oslo

4 comentários:

  1. Já tinha pensado também tanto nesta terra..
    Dá para acrescentar ao interrail? :P

    ResponderEliminar
  2. adoro ver os "Portugueses pelo Mundo" os últimos que vis foi na cidade do México e em Londres...mas por acaso n vi este :s... inda n acertei com o horario daquilo...a ver se da proxima n perco... por acaso tenho imensa curiosidade em visitar os paises nordicos, mas para a mim o sol e VITAL ptt acho que n m daria la bem por mto tempo...

    ResponderEliminar
  3. Já Portugal é simetricamente inverso: um sol de fazer inveja e um Estado social que derrapa e, a prazo, se afunda ;-))

    A propósito, já que andas numa de viagens, conheces esta obra-prima?:
    http://www.wook.pt/ficha/danubio/a/id/5101558

    (dá para ver a sinopse se fizeres scroll-lock; é uma espécie de livro de viagens, mas que reflecte sobre a identidade cultural da Europa central. É muito, muito bom)

    ResponderEliminar
  4. também tenho visto o programa - méxico, oslo e pequim! =)
    adorei a opera house! :) pode ser que lá vá um dia =)=)=)
    xofi

    ResponderEliminar